0 Flares Filament.io 0 Flares ×

Litha o Solstício de Verão.

Geralmente em Dezembro os Brasileiros comemoram o natal, enquanto nós pagãos comemoramos o início do verão aqui no hemisfério sul. O verão é uma época de fartura e celebração.

Ei  baby, hello?
Geralmente quando alguém muito religioso me pergunta se comemoro o natal, sempre digo que sim, mas a verdade é que comemoro a passagem das estações, não acredito em papai Noel, Velho do saco e todas essas histórias que conhecemos. Acredito muito na conexão entre nós e a natureza, uma vez que todos fazemos parte do mesmo ciclo. Mas como a família comemora eu estico a comemoração até o dia 24.

Mas o que é Solstício de Verão?

É o momento em que o poder do sol atinge seu máximo dando cor ao mundo.
As flores preenchem a terra como verdadeiras obras primas. 
Momento de ver os frutos plantados e até mesmo colher tudo o que se plantou na roda do ano da sua vida.

Costumes de Litha?

Existem muita lendas e histórias, mas como disse acima é a época de colher o que se plantou e por isso comemoro o dia com gestos que mais fazem sentido . Eu colho, ervas medicinais para um bom chá, temperos para realizar comidas bem gostosas e até mesmo um revigorante banho.
Eu costumo comemorar esse dia de maneira mais simples mais com gestos que representem essa passagem, medite também, faça um banho de limpeza na casa, em si, deseje coisas boas pra ti e pra família, converse com a mesma e ouça o que elas tem pra dizer sobre esse ano que se vai e sobre esse ano que virá. E nos dias seguintes  planeje-se e organize a grande passagem de ano .
Nesse dia costuma-se a fazer um circulo de pedra ou velas vermelhas e queima-se ervas solares (camomila) juntos com os pedidos do caldeirão. Se você não tem um caldeirão, quime um incenso de camomila e no fogo dele quime seus pedidos. 
Acredita-se que tudo que for pedido na noite de Litha será realizado.

Como enfeitar ?

As flores são ótimas pra isso, como sabem sou contra arrancar flores então quanto mais naturais melhores, deixem ela no vaso mesmo. Caso não possa plantar use as artificiais mesmo, dê preferência ao girassol que é totalmente ligado ao Sol .
Na sua mesa bastante fruta fresca do verão e ervas também.
A decoração é muito parecida com a famosa festa junina, vamos celebrar como verdadeiros camponeses, tudo ao natural e dê preferência feito pela mãos dos integrantes da festa.
Pratos para o cardápio: milho, bolos de frutas, pipocas, cuscuz, arroz com legumes, maçã do amor, bolo de legumes, torta de brócolis, bolo de batata, torta salgada e etc….
Bebidas: Suco de Frutas naturais, batidas de frutas naturais e Vinho.
Cores: Amarelo, vermelho, laranja, cores quentes que representem o verão.
0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Filament.io 0 Flares ×

One thought on “Litha o Solstício de Verão – Natal Pagão”

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *